quarta-feira, 1 de setembro de 2010

APG de volta à participação nos Conselhos da UFRJ

No CEPG

No mês de maio conseguimos regularizar nossa participação no Conselho de Ensino para Graduados (CEPG), com a participação dos novos representantes Nathália Zuniga (Ciência dos Alimentos), Licio Monteiro (Geografia) e Igor Pantoja (IPPUR). A última vez que a APG manteve atividades regulares no CEPG foi em 2008.

A participação nos conselhos facilita também o diálogo mais aberto com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2). Desde a primeira participação, as principais pautas do CEPG foram: apresentação da proposta de criação do mestrado profissionalizante, do doutorado em Arqueologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, em Macaé; discussão das propostas de ações afirmativas a partir de palestra do Prof. Marcelo Paixão (IE/UFRJ);critérios de distribuição das bolsas do Programa de Iniciação Científica (PIBIC), discutidos também numa reunião CEG/CEPG.

Além disso, a APG indicou um representante para participar da comissão que vai promover os debates dentro da UFRJ sobre as propostas de ações afirmativas e de democratização do acesso à universidade.

No CONSUNI

A participação no Conselho Universitário tem se mantido desde 2009 de forma regular e nos últimos meses os principais pontos tratados pela APG no CONSUNI foram:

- debate sobre as vagas da COTAV (Comissão Temporária de Alocação de Vagas Docentes), no qual pontuamos que as divergências internas, no CONSUNI, só estavam ocorrendo devido à quantidade ainda insuficiente do número de professores para suprir as carências e as demandas históricas de toda a universidade. Em reunião da APG, discutimos sobre os impactos dessa falta de professores para os pós-graduandos, que leva em alguns casos os pós-graduandos a serem utilizados como substitutos dos docentes - não em uma perspectiva de tutoria, necessária à formação do pós-graduando, mas como tapa-buraco;

- a cobrança pelos recursos do PROAP (Programa de Apoio à Pós-Graduação) da CAPES, que atrasaram, e a falta de recursos da PR-2, o que confirma a preocupação que havíamos levantado em janeiro sobre a necessidade de aumentar a verba para apoio aos Programas.

- Como conseqüência da falta de verbas, um grupo de 25 alunos do PPGE (Educação) ficou sem apoio (transporte ou ajuda de custo) para participar do XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (2º maior congresso da área educacional). Por conta disso, lemos carta escrita pelos alunos do PPGE no CONSUNI.

Na discussão sobre as ações afirmativas, será constituída uma comissão para avaliar as propostas de sua implantação na UFRJ, e os pós-graduandos tomarão parte dessa discussão.

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