quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Biossegurança nos laboratórios

No dia 6 de julho, foi realizada uma reunião no CCS com alunos dos Programas de Educação, gestão e difusão em biociências e Química Biológica, do IBqM, sobre a questão da biossegurança e das ações de segurança nos laboratórios. Foram enumeradas algumas questões para discussão e algumas propostas de ação. Dentre as questões foram apontadas:

- o problema da entrada de animais (cães, gatos, ratos, etc.) no CCS;

- realização de cursos para os alunos que começam a trabalhar nos laboratórios a respeito dos cuidados necessários; e

- o conhecimento do organograma institucional da Biossegurança no CCS e na UFRJ (comissão, Decania, etc.)

Dentre as ações:

- desenvolver um sistema de denúncias (site que redireciona denúncias para um e-mail) sobre situações de risco;

- escolher representantes para participarem das reuniões da Comissão de Biossegurança do CCS; e

- promover debates e reuniões entre alunos do CCS para discutir questões relacionadas à biossegurança.

Uma reunião com a coordenadora da Comissão de Biossegurança do CCS, Profa. Sonia Costa, foi feita no dia 14 de julho. Em relação ao segundo ponto, ficou decidido que Ricardo Oliveira, mestrando do Programa de Educação, gestão e difusão em biociências, vai participar das reuniões da Comissão como mais uma representante dos alunos, que já integra a comissão, e também como membro do Núcleo de Boas Práticas de Laboratório e Biossegurança da Biofísica. Estas reuniões são quinzenais. Sônia ficou de entrar em contato avisando. Débora Moretti, mestranda da Química Biológica, será a suplente nas reuniões.

Quanto à questão das denúncias, a Profa. Sônia disse que se nós tivermos pique para organizar o sistema de denúncias sobre as questões de Biossegurança no CCS, ela nos apoiaria. Entretanto, ressaltou o fato de já existir o caminho pela Ouvidoria da UFRJ. As denuncias na Ouvidoria podem ser feitas de três maneiras: (1) identificadas, (2) anônimas e (3) sigilosas - a pessoa se identifica, mas pede sigilo. Com o que se tem hoje, as denúncias feitas são encaminhadas à Ouvidoria da UFRJ, com cópia para a Comissão de Biossegurança (os tipos principais são sobre cigarro, lixo e animais). Apesar disso, achamos importante organizar este sistema para servir como dados estatísticos da própria Comissão de Biossegurança, que poderão ser utilizados em apresentações das iniciativas da Comissão no CCS. Ricardo e Débora se prontificaram a ajudar nisso, dizendo que seria possível ficarem encarregados de organizar as denúnicas, desde que exista um e-mail próprio ao qual tenham acesso.

Propusemos, ainda, a criação de eventos periódicos como mesas redondas de alunos para alunos, e a Prof. Sônia disse que poderíamos incluir algo deste tipo no evento que será realizado pela Comissão em Dezembro. Entretanto, não ficou descartada a idéia de nós mesmos tomarmos iniciativas independentes da Comissão.

Outras questões de suma importância que foram levantadas para serem tratadas mais emergencialmente foram as questões de tabagismo, de animais no CCS, da falta de recursos e de uma equipe para fazer a fiscalização. Entretanto, a do tabagismo já está mais avançada, e a dos animais ainda precária. No dia 14 mesmo, a secretária da Comissão de Biossegurança foi atacada por um cão e a divisão de vacinação do CCS não estava funcionando. Tiveram que levá-la para um posto de saúde próximo. Segundo a Profa. Sônia, não existe uma verba própria destinada para a Comissão de Biossegurança e, por conta disso, às vezes, faltam recursos até para imprimir cartazes. Uma ideia é ter um percentual da verba do CT Infra destinado para questões relativas à biossegurança. Sobre a vigilância, a ideia é tentar ter uma equipe da vigilância treinada para fazer a fiscalização.

Outras propostas, levantadas pela Profa. Sônia, a serem desenvolvidas com os alunos: Produzir um vídeo sobre o que é certo e o que é errado no CCS. Passaríamos com uma câmera pelos corredores flagrando tudo o que fosse certo ou errado e montaríamos um filme. Débora sugeriu pedir financiamento desta iniciativa para instituições de fomento (mencionou um edital de extensão) para produzirmos folhetos, DVDs, etc. Ficou claro que é importante que esse vídeo tenha a cara dos alunos.

Elaborar um questionário sobre incidência de acidentes e outros pontos importantes. o material poderia ser depois encaminhado para publicação. Seria importante ter um diagnóstico sobre as condições que os laboratórios dispõem, inclusive se têm material de primeiros socorros.

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