quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI)

A maior parte das bolsas destinadas ao PEPI vem da Decania do CCJE, já que o PEPI é um programa novo e ainda não tem acesso suficiente às bolsas das agências de fomento.

Devido a alguns conflitos internos entre os professores, houve a ameaça de que as bolsas provenientes da Decania não fossem mais concedidas, o que significaria um possível corte dos que atualmente estão recebendo e uma não expansão dos que viriam a receber a partir do mês de junho.

Segundo a Pró Reitora de Pós-Graduação, Profa. Ângela Uller, a PR-2 não sabia da existência das bolsas vinculadas à Decania do CCJE, pois não existe nenhuma política de bolsas para Decanias. O que existe são verbas repassadas da Reitoria para as Decanias para custeio de gastos diversos, que não incluíam bolsas. Sendo assim, as bolsas do PEPI estavam em uma situação irregular. As bolsas só poderiam ser alocadas pela Decania através dos recursos dos projetos via fundações, mas a alocação dessa verba deveria passar pelo Conselho de Centro. Além do PEPI, outros programas do CCJE se beneficiavam da oferta de bolsas via Decania.

Nosso pleito à PR-2 para que as bolsas dos pós-graduandos do PEPI não fossem cortadas esbarrava nesse problema institucional. A Profa Ângela Uller afirmou que a situação das bolsas deveria ser regularizada através da busca em outra fonte.

Text Box: REUNIÃO DA APG9 de agosto, segunda-feira, às 18hPraia Vermelha – Anexo da Fac. de EducaçãoSala A-101Entre em contato através do e-mail:apgufrj2010@gmail.comapg-ufrj.blogspot.comSegundo a Coordenação do PEPI, somente as bolsas novas, que iriam começar neste mês de junho, foram cortadas. As antigas tinham que ser mantidas, já que os alunos já estavam recebendo há mais de seis meses. No próximo mês, a Reitoria ainda vai bancar as bolsas. Mas nos próximos meses, até dezembro, será criado um fundo do IE e da Reitoria para gerir esses recursos e pagar as bolsas. Depois de dezembro, a Coordenação tentará institucionalizar esse fundo e garantir que ao menos as bolsas antigas sejam pagas até o final do curso.

Essa situação expõe um problema comum aos novos programa de pós-graduação, como o PEPI, que sofrem com a falta de oferta de bolsas desde quando iniciam suas atividades. Estamos acompanhando a situação das bolsas no PEPI na intenção de garantir o acesso dos alunos às bolsas e evitar que os pós-graduandos sejam prejudicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário