quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Psicologia elaboram seu Regimento Discente

Chegamos ao final de um semestre letivo de muita movimentação dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRJ (PPGP-UFRJ). Ao longo desses últimos meses, avaliamos que houve um aumento da atuação do corpo discente dentro do Programa e isto pôde ser percebido pela diversidade de atividades desenvolvidas, ações concretizadas e quantidade de alunos participantes. Uma destas iniciativas é a elaboração de um Regimento discente do PPGP.

Desde o início do ano até agora, algumas movimentações e articulações foram realizadas por alguns estudantes deste Programa com o objetivo de elaborar o Regimento. Na realização da reunião de abertura das atividades deste semestre, houve um momento de conversa inicial com a coordenação do Programa e depois uma reunião apenas entre os estudantes. Nesta ocasião, alguns alunos manifestaram interesse em formar um grupo para executar os primeiros passos na elaboração de um Regimento, garantir a continuidade dos trabalhos em torno dessa meta.

O objetivo do corpo discente em elaborar um Regimento surgiu da necessidade de formalização de procedimentos mínimos para a participação discente dentro do PPGP. O grupo de alunos envolvidos nessa tarefa alerta para o fato não se tratar de uma iniciativa que tenta engessar ou fixar modos dos estudantes participarem do dia a dia dentro do Programa. O objetivo com a elaboração de um Regimento é registrar alguns acordos coletivos (é o caso dos procedimentos de realização das eleições discentes no PPGP, por exemplo) que podem promover uma unidade maior para as ações dos alunos; especialmente no caso onde essa participação se dá por meio de um assento do colegiado e em alguma das comissões do PPGP, onde há casos de representação do conjunto mais amplo dos estudantes.

O grupo diretamente envolvido em torno do Regimento é composto pode aproximadamente dez alunos e realizou duas reuniões ao longo do primeiro semestre deste ano. Nestes encontros, foram estudados outros estatutos e regimentos de alunos de outros programas de pós-graduação. Em outra ocasião, o grupo se reuniu com Leonardo Kaplan, representante da APG-UFRJ, que se disponibilizou a apoiar a iniciativa. Nesse momento, o grupo está elaborando uma primeira versão do documento do Regimento para ser apresentado ao conjunto mais amplo dos alunos do PPGP.

A ideia é que no início do segundo semestre letivo seja realizada uma reunião para que todos os interessados possam opinar sobre o texto proposto e contribuir com os encaminhamentos que serão necessários até a aprovação do Regimento.

Texto de Suzana Libardi, mestranda do programa de pós-graduação em psicologia da UFRJ e integrante do grupo de elaboração do Regimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário