quarta-feira, 7 de abril de 2010

Os debates na FE pós-avaliação: o debate interno e a discussão com o Comitê Técnico do Plano Diretor (agosto/setembro de 2009)

No dia 12 de agosto[1], foi realizada uma reunião geral aberta a todos os professores, estudantes e técnicos-administrativos da FE para discutir sobre o processo de transferência para o Fundão. Nessa ocasião foi apresentado o relatório da comissão de avaliação, que foi, de um modo geral, bastante elogiado, tendo sido feitas incorporações para que fossem reforçados alguns pontos, como a defesa do pertencimento da FE ao CFCH e o ponto sobre o financiamento. No site da UFRJ foi publicada uma matéria, dando repercussão a esse debate, com o sugestivo título de “Faculdade de Educação reavalia transferência para Cidade Universitária”, mostrando que a FE estava lutando por melhores condições e que, mesmo com a decisão prévia para se transferir, em maio de 2009, a situação ainda não estava definida e dependia das condições apresentadas.

Após a discussão interna, foi convocada uma nova reunião, para o dia 4 de setembro, com a presença do Reitor, Prof. Aloisio Teixeira, e de membros da equipe do CTPD e da reitoria. Após um breve histórico feito pela diretora da FE e das falas do reitor e da equipe do CTPD, foi a vez da Profa. Mônica Pereira dos Santos. Ela destacou que a transferência apenas se justificava mediante condições adequadas para a plena e satisfatória realização de nossas atividades e fez alguns questionamentos, encaminhando o debate para que estes fossem respondidos:

a. Como serão as fases?;

b. Que orçamentos (e de que fontes) se prevê para cada ano?;

c. Por que a junção do complexo com o CCJE?;

d. Haverá aumento da relação professor-aluno?;

e. Por que a junção das salas de aula para as Práticas de Ensino com os Laboratórios de Ensino e Produção de Materiais Didáticos?;

f. Preocupações quanto ao ainda reduzido número de laboratórios de pesquisa em relação às nossas demandas;

g. Não contemplação da nossa reivindicação de um Centro de Documentação e Pesquisa Histórica;

h. Como está sendo previsto o aumento expressivo de alunos a partir de 2010[2] e de docentes e técnicos, já que o que está sendo proposto é insuficiente para o que teremos?;

i. O que de concreto já existe e o que está sendo encaminhado quanto ao transporte, à segurança, à alimentação, à moradia e à assistência estudantil em geral?

Algumas foram respondidas, mas nem todas de modo satisfatório, no nosso entendimento.


[1] Após ter sido marcado inicialmente para o dia 04 de agosto e desmarcado por conta do recebimento da segunda contra-proposta do CTPD pouco antes do dia 04.

[2] Em 2007, no contexto do REUNI, foram aprovadas 50 vagas a mais no curso de Pedagogia, para o turno diurno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário