quarta-feira, 7 de abril de 2010

A contra-proposta do Comitê Técnico do Plano Diretor (julho de 2009)

Na versão de junho de 2009 do documento do Plano Diretor, a FE só foi citada para afirmar a aprovação de sua transferência para o Fundão.

No dia 2 de julho, foi apresentada à direção da FE a contra-proposta feita pelo Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD), que não agradou nem um pouco. Nossas reivindicações de infra-estrutura (número de salas de aula, de laboratórios de ensino, de gabinetes para professores, etc) haviam sido cortadas pela metade.

A área escolhida para a FE, próxima à Faculdade de Letras e a unidades do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), também não agradou, pois a proximidade com as licenciaturas foi um dos argumentos que sustentou a defesa para a transferência da FE para o Fundão e o CCJE não possui licenciaturas.

Nesta reunião, a direção da FE defendeu a vinculação da FE ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no qual está alocada atualmente. A justificativa do CTPD foi de que o conceito de Centros vai ser substituído pelo de Centros de Convergência. Nesse sentido, algumas áreas reivindicadas seriam disponibilizadas mediante uso compartilhado com outras unidades. A previsão de entrega do prédio foi apontada para janeiro de 2012. Frente a esse quadro, houve uma indignação generalizada na Congregação da FE.

No dia 21 de julho, os membros da Congregação tiveram acesso à primeira versão da proposta feita pelo Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD) para a transferência da FE. Nessa proposta eram perceptíveis marcas da primeira versão do documento do Plano Diretor, no qual a FE sequer era citada, além de uma concepção tecnicista de educação, inclusive chegando a mencionar a criação de centros de produção de materiais didáticos desvinculados da FE.

Foi montada uma comissão para analisar essa proposta de modo a apresentá-la à comunidade da FE. A comissão foi composta pelos seguintes membros: Leonardo Kaplan (representante dos estudantes do PPGE), Carmem Cunha (representante do CA de Pedagogia), Prof. Jorge Ricardo Santos Gonçalves, Prof. Herli Menezes e Profa. Mônica Pereira dos Santos. Foi marcada para 4 de agosto uma reunião aberta à toda a comunidade da Faculdade de Educação para apresentar e discutir a contra-proposta do CTPD sobre a transferência e a análise feita pela comissão da FE.

O objetivo era definir, na Congregação do dia 21 de agosto, a posição da FE quanto à transferência tendo em vista os rumos da discussão aberta. Também foi sugerido que fosse feito um convite para que o reitor e o presidente do CTPD comparecessem à Faculdade para discutir a proposta com a comunidade acadêmica da FE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário