terça-feira, 30 de março de 2010

2010: APG renovada para ampliar atividades e lutas (março/2010)

Olá, pessoal! Primeiramente, queremos dar as boas-vindas as novos pós-graduandos da UFRJ e aos que já estavam estudando, um ano de muito sucesso em suas pesquisas nesse semestre que se inicia. A universidade é parte (ou será, para os novos) da rotina de vocês e de onde sairão boa parte das novas ideias e das concepções seja de pesquisa, educação e universidade, seja de Brasil e de mundo, que terão daqui pra frente. A universidade é um espaço de muito debate, e estamos sempre empenhados em enfrentar os problemas, discutir nossa realidade e, é claro, procurar transformá-la. Além de um espaço acadêmico, é também político, e que, atualmente, passa por mudanças. Os últimos anos tem sido de muita mobilização por uma universidade ampliada que melhore as condições de ensino para todos. Esperamos que nesse ano de 2010 não seja diferente e que possamos ter muita conquistas nas lutas que tocamos em prol de uma universidade mais justa e democrática, que produza conhecimentos a serviço do povo brasileiro.
No ano de 2009, a APG funcionou a partir de reuniões entre pós-graduandos, representantes discentes nos programas ou não, que buscaram ampliar os contatos e dar início a algumas atividades. Foi elaborado um questionário para ser aplicado nos programas, visando identificar os principais problemas enfrentados pelos pós-graduandos e, a partir deles, construir as pautas e as reivindicações.
Além disso, foi produzido um jornal para circular entre os pós-graduandos, no qual focamos em duas questões: a questão da moradia e apoio aos estudantes de fora da cidade do Rio (incluindo os estrangeiros), discussão trazida por alunos do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, e a pauta da transferência das unidades para o Fundão, focando no caso da Faculdade de Educação, uma discussão ao mesmo tempo específica da FE e geral, já que envolve o debate em torno do Plano Diretor da UFRJ.
Nos dias 4 e 5 de dezembro de 2009, foram realizadas duas assembleias para a eleição da gestão 2010 da APG, sendo uma no Fundão (no CT, Instituto de Química) e outra no campus da Praia Vermelha (na Faculdade de Educação). Duas chapas concorreram ao pleito: A.Pós.Taí e Mais e Melhores Bolsas!. A vencedora foi a chapa A.Pós.Taí. As assembleias contaram com a presença de representantes da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), que destacaram a importância histórica da APG-UFRJ no Movimento Nacional de Pós-Graduandos.

Dentre as propostas da chapa vencedora, estão:
(1) Fortalecer a representação discente nos programas;
(2) Representação ativa no CONSUNI e no CEPG;
(3) Salas de estudo dos pós-graduandos;
(4) Mais vagas e mais bolsas nos programas;
(5) Orientação e apoio adequados para alunos externos (estrangeiros e de fora do Rio);
(6) Acesso à moradia para estudantes de pós-graduação;
(7) Melhores condições de trabalho e segurança nos laboratórios;
(8) Pela abertura de mais Bandejões, por aumento no número de refeições e abertura à noite;
(9) Mais concursos docentes para atender demanda da graduação e da pós-graduação;
(10) Expansão da universidade com garantia de qualidade;
(11) Verbas adequadas para as unidades que decidiram não se transferir para o Fundão e enquanto não ocorrem as transferências;
(12) Mais e melhores bolsas. Apoio ao Projeto de Lei dos Pós-Graduandos;
(13) Aumentar e melhorar os canais de comunicação;
(14) Realização de debates e eventos acadêmicos e culturais;
(15) Acompanhamento das discussões sobre os mestrados profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário