terça-feira, 30 de março de 2010

A representação discente no Programa de Pós-Graduação em Química (PGQu) (março/2010)

Em meados de 2008, os programas de pós-graduação em Química Analítica, Química Inorgânica, Fiísico-Química e Química Orgânica se unificaram e deram origem ao Programa de Pós-Graduação em Química (PGQu). Atualmente, o programa possui cerca de 260 alunos regularmente matriculados. Durante o período de transição, uma Comissão Deliberativa (CD) foi instituída, sendo constituída por 13 representantes docentes e 1 representante discente (Atualmente os representantes discentes são; Otávio Maioli, Rafael Bernini e Guilherme Almeida). Esta CD se divide em 4 Câmara, das quais os representantes discentes participam ativamente de todas elas.
A influência da representação discente diante das decisões do PGQu parece pequena numericamente, porém os mecanismos de comunicação implementados pelos representantes discentes para ampliar o debate entre os alunos, consolidando o desejo de grande parte deles, se tornaram ferramenta importante para dar força às opiniões e propostas dos alunos.
Dentre os mecanismos criados, destacam-se a elaboração de um regimento para a representação discente e a criação de um grupo de e-mail. Apesar do grupo de e-mail contemplar apenas 40% total de alunos matriculados, ele se tornou um ferramenta interessante para difundir as informações e ampliar o debate, principalmente sobre temas mais polêmicos como as regras de seleção e ingresso, divisão de bolsas, estrutura acadêmica, dentre outros. A criação do regimento para a representação discente (aprovada pelos discentes e reconhecida pela APG) constituiu-se em um episódio inédito na UFRJ.
A idéia de consolidar e fortalecer a representação discente nos programas, mantendo a interação com a APG, apresenta-se como uma alternativa para fortalecer as representações discentes dos pós-graduandos na UFRJ, uma vez que a atual conjuntura (criação de novos cursos e falta de integração entre os mesmos) dificulta a interação entre os pós-graduandos. O modelo adotado no PGQu será discutido pela APG que poderá difundi-la em outros programas de pós da UFRJ.

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