quarta-feira, 18 de maio de 2011

Assembleia Geral dos Pós-Graduandos - 18 de maio, 17h30 na Praia Vermelha

Colegas pós-graduandos,

o recuo do presidente da CAPES com a invalidação da Circular 32/2011 é uma vitória parcial de nosso movimento, pois permite garantirmos as bolsas da maioria dos pós-graduandos que estavam ameaçados de perdê-las. Porém, ainda precisamos nos manter mobilizados para garantir o direito daqueles que entraram no sistema de bolsas + vínculo empregatício a partir dos critérios estabelecidos pela Portaria 01/2010. Além disso, temos que desenvolver as estratégias para reverter o caso do corte de bolsas nos programas que assumiram a decisão apressada e autoritária de cortá-las.

Para isso mantemos nossa Assembleia Geral dos Pós-Graduandos da UFRJ nesta quarta-feira, 18 de maio, 17h30 na Praia Vermelha (sala A-101, Anexo da Faculdade de Educação).

Essa batalha foi árdua para muitos de nós, mas permitiu mostrar a força da mobilização coletiva dos pós-graduandos: de cada um que enviou e-mail contando o seu caso, daqueles que contribuíram para esclarecer as questões jurídicas e políticas envolvidas, daqueles que mobilizaram os colegas dentro de seus Programas, que buscaram contatos com professores e coordenadores, daqueles que participaram da discussão via e-mail, dos representantes da APG nos Conselhos, nas reuniões estaduais e até em Brasília, na reunião com o presidente da CAPES, daqueles que redigiram as cartas distribuídas pela APG, enfim, uma Associação não se constrói sem o trabalho de muitos.
A APG-UFRJ serviu de ponto de mobilização e de estímulo para pós-graduandos de diversas universidades, redistribuímos diversos e-mails com as mais variadas informações.

Mas temos ainda uma realidade dura pra enfrentar na pós-graduação brasileira. Na UFRJ, cerca de 35% dos pós-graduandos vêm de fora do Rio de Janeiro e não encontram apoio institucional nenhum para se estabelecerem nessa cidade inflacionada, 45% gastam mais de R$ 400 só com moradia e não há nenhuma política para alojamento ou apoio à moradia. Cerca de 40% não recebem qualquer tipo de bolsa e não há nenhuma política de assistência estudantil, mais de 40% necessitam complementar a renda com algum tipo de trabalho ou fonte. 20% dos pós-graduandos têm filhos e não há acesso à Creche Universitária. Esse é só um quadro preliminar da recente pesquisa que fizemos com 3.400 alunos de pós da UFRJ, de um total de 10.000 alunos. São questões que precisam ser colocadas na ordem do dia da Universidade.

Abraços a todos,
Coordenação da APG-UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário